24 de junho de 2012

Matemática e Arte

       
       A Matemática e a Arte nunca estiveram em campos antagônicos, pois desde sempre caminharam juntas, aliando razão e sensibilidade. Na verdade, podemos observar a influência mútua de uma sobre a outra desde os primeiros registros históricos de ambas. Essas duas áreas sempre estiveram intimamente ligadas, desde as civilizações mais antigas, e são inúmeros os exemplos de sua interação. 
                                                           (FAINGUELERNT, Estela Kaufmann. NUNES, Katia R. A. Fazendo arte com a Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.18)


      Observe a seguir algumas obras do pintor Alfredo Volpi (Itália, 1896 - Brasil, 1988), onde foram utilizados polígonos na sua composição. Em cada uma delas identifique os polígonos escrevendo seus nomes e principais características:
a)
Composição Concreta. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 44,8 cm x 94 cm.
b)
Xadrez branco e vermelho. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 54 cm x 100 cm.
c)
Grande Fachada Festiva. Final da década de 1950. Têmpera sobre tela, 119 cm x 159 cm.
d)
Catavento. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 73 cm x 50 cm.
e)
Sem título. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 55 cm x 38,2 cm.
f)
Cidade de criança, brinquedo de armar. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 73,1 cm x 116,2 cm.
g)
Casario de Santos. Início da década de 1950. Têmpera sobre tela, 116,3 cm x 73,4 cm.
h)
Hélice. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 96,7 cm x 73,7 cm.
i)
Barco com bandeirinhas e pássaros. Meados da década de 1950. Têmpera sobre tela, 54,2 cm x 73 cm.
j)
                                          Sem título. Início da década de 1950. Têmpera sobre tela, 72,3 cm x 99,5 cm.
k)
                              Sem título. Meados da década de 1970. Têmpera sobre tela, 140 cm x 70 cm.
l)
Ogiva. Início da década de 1980. Têmpera sobre tela, 136,1 cm x 68,5 cm.


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